terça-feira, 8 de maio de 2018

Notícias recentes - sucesso do tratamento contra o Kaposi e contei sobre o HIV para uma amiga!

Há tempos não escrevo nada e resolvi postar para dar duas notícias: o sucesso do tratamento do Kaposi e sobre minha recente decisão de contar minha sorologia para uma amiga.

Sobre o tratamento, tudo deu muito certo. No início de 2017 eu fiz algumas sessões de radioterapia (acho que foram 15, se me lembro bem). Passados alguns meses voltei ao hospital para a avaliação clínica e o resultado foi considerado excelente e não há mais resquício da lesão! Esse processo de tratamento como um todo foi bastante significativo em diversos aspectos que gostaria de compartilhar: 
   1) por mais que seja um tipo de tumor com progressão lenta, o Kaposi é um tipo de câncer, então é algo que assusta. 
   2) o fato de frequentar um hospital que faz tratamento para câncer (no meu caso foi o Sírio-Libnês, onde fui muito bem atendido, parabéns à equipe!) é impactante pois encontrava-me todos os dias com pessoas com situações diferentes da minha, algumas bem mais graves, inclusive. De crianças a idosos. Alguns para radioterapia e outros para quimio. Alguns para tratamentos com expectativa de cura, como eu, outros apenas para paliativos, enfim, faz pensar em um monte coisas. 
   3) foi simbólico iniciar o tratamento no dia do meu aniversário. Eu havia adiado o início por duas vezes por motivo de viagem. E quando a terceira data foi marcada, de acordo com a disponibilidade de agenda do hospital, acabou caindo no dia do meu aniversário. Claro que pensei em desmarcar, mas acabei aceitando que poderia ser uma boa coisa, pois o intuito daquele compromisso era cuidar da minha saúde, então achei que fazia sentido um pouco de autocuidado no dia aniversário, né?
Isto posto, encerro aqui o capítulo do Kaposi. Se você está lendo e tem alguma questão a respeito, fique a vontade para me enviar uma mensagem!

Acabei de contar a minha melhor amiga que sou soropositivo. Sim, isto acabou de acontecer! Decidi hoje pela primeira vez contar para uma amiga sobre minha condição de soropositivo. Essa decisão aconteceu num contexto de necessidade pois estendi minha permanência fora do país e meus antirretrovirais vão acabar antes que eu volte para o Brasil. A iminente falta do remédio foi a desculpa que usei pois, na verdade, há tempos já vinha querendo compartilhar minha condição com alguém de confiança. A pessoa para quem contei é minha melhor amiga e está vindo para o país onde estou daqui a alguns dias, então só juntei a fome com a vontade de comer, como dizem.
Decidi contar por meio de uma mensagem de áudio. Ensaiei várias vezes antes de mandar o definitivo pois queria que fosse uma mensagem curta, direta e com todas as informações essenciais para um primeiro contato com essa informação. Ela me respondeu segundos depois de tê-la ouvido e aceitou trazer o remédio para mim.
Para pessoas que, como eu, decidiram manter a informação sobre o HIV em sigilo, esse passo é muito difícil de dar, pois trata-se de um assunto delicado e sobre o qual ainda há muita incompreensão. E até por isso mesmo, vai ser bom poder falar abertamente sobre as questões relativas à minha saúde com ela, que é uma pessoa em quem confio e com quem já compartilho muitas coisas da minha vida.
Vivo com o HIV há 15 anos e já aprendi muita coisa nessa caminhada, já desenvolvi também o meu jeito de lidar com essa condição. Todavia, a cada momento sou convidado a aprender a lidar com novas situações e hoje foi uma delas. Grande beijo para essa minha amiga tão especial!


2 comentários:

  1. Fico muito feliz que seu tratamento tenha corrido bem! Nem lhe conheço, mas pelas poucas postagens que li, pude notar certa tranquilidade/ maturidade de lidar com uma questão de saúde que exige cuidados. Só pra constar: ultimamente tenho lido muito a respeito (HIV e sobre outras doenças sexualmente transmissíveis). É que há uns meses, tive uma relação sexual protegida (exceto sexo oral), então já viu, bateu aquela dúvida. Mas, enfim, fui no infectologista, e já solicitei todos os exames. Um grande abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, grato pela mensagem. Espero que tudo corra bem para você também. Abraço

      Excluir